Thursday, May 21, 2009

A Crise Keynesiana - Comentário

Comentário do artigo
http://blog.kanitz.com.br/2009/05/crise.html#tpe-action-posted-6a0105357d1a47970b01156fa75e4d970c

A renda média de uma família americana é de cerca de 60 mil dólares por ano, menos de um terço do exemplo que o senhor usa (200 mil). As pessoas abaixo nessa faixa de renda usam a - mais vantajosa - tabela de dedução padrão, não tiram proveito dos descontos sobre os juros pagos em hipoteca.

O custo para obter uma hipoteca nos EUA é de cerca de 15 mil dólares (closing cost, taxas federais, estaduais, municipais e depósito de garantia), dinheiro que tem que ser pago no ato da implementação do empréstimo. Isso representa até 7% do preço de uma casa nos EUA, cujo custo médio em 2008 foi de 292 mil dólares. Além disso, o custo de se manter uma casa nos EUA é alto. Uma propriedade de 200 mil dólares custa approximadamente 5000 dólares em impostos (property tax, school tax...) no Estado de NY.
É verdade que, mesmo assim, o montante de incentivos totaliza 75 bilhões. Entretanto, é necessário deduzir desse valor o total de impostos coletados dessas transações todas.
O ponto que o senhor menciona é verdade, mas somente parte da verdade, e pode ser que esse fator seja mínimo quando colocado dentro do contexto macroeconômico. Tentar explicar a crise com esse samba de uma nota só é bastante difícil, mas, concordo, esse raciocínio lógico é mais que suficiente para uma palestra. Entretanto, as bobagens que o Krugman diz são, ao menos, bem mais abrangentes...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home