Tuesday, February 19, 2008

Piadas do dia

Comecemos com as reações à carta de Fidel Castro em que comunica que não voltará ao poder. No noticiário da manhã na CNN, arrumaram um senador que é cubano naturalizado estadunidense para falar mal do ditador cubano. Comentou, por exemplo, o discurso de um cidadão cubano que teria reclamado que os cubanos não podem ter acesso à internet, viajar pelo mundo afora. Por que isso?, ele pergunta. Bom, eu respondo que não sei, mas deve ser pela mesma razão que os cidadãos estadunidenses não podem viajar para Cuba (multa de 10 mil dólares - tudo se compra por aqui) ou comprar produtos cubanos (teoricamente nem os charutos, mas que também se compram).

O pior de tudo é que essa elite hipócrita e aristocrática faz com que Fidel, Chaves e mesmo Ahmadinejah pareçam até bonzinhos... certamente são melhores que o governo Chinês, que abriu mão dos princípios e valores de sua revolução para poderem negociar com o império ocidental, exportando enchimento de aterro sanitário e importando poluição, desigualdade social e inflação. Comparar com os ditadores do Petróleo, nem pensar. Esses nunca sequer foram governantes, talvez por isso mesmo não sejam chamados de ditadores.

No RS um padre foi preso por molestar uma criança. Piada-notícia de tão mal gosto e tantas vezes contada que já perdeu importância. Só comento porque, tendo sido várias vezes recentemente questionado se eu não me casarei numa Igreja ou batizarei meu filho, a piada-notícia tomou novas vestes: será que os casamentos e batizados realizados por esse pseudo-representante Divino deveriam ser revogados e realizados novamente por um representante digno? Esses casais e pais deveriam entrar na justiça contra a Igreja: muitos só se casam para sentirem sua união abençoada, provavelmente não mais se sentirão tão confortáveis ao ver o nome do padre na página policial. Por fim, agora vão investigar a mãe da menina, saber se ela tinha noção do que estava acontecendo. Capaz de a mãe ir para a cadeia e o padre ser somente "afastado de suas atividades e encaminhado a tratamento psiquiátrico quando for solto", como disse o bispo de Rio Grande, d. José Mario Stroeher.

E a terceira, porque tudo que é bom, ou ruim, tem que vir em três prestações: a loteria para financiar a falta de caráter e competência que infecta o futebol e o esporte brasileiro. A Caixa pretende faturar 520 milhões de reais por ano com a jogatina, e metade desse dinheiro vai para pagar dívidas dos clubes com, principalmente, Previdência, Receita e FGTS. Uma vergonha tamanha que o Lula, presente na cerimônia de lançamento, não fez discurso nem falou com os repórteres. Nem poderia, falar o quê? "A Timemania é uma solução inteligente que não opera com recursos públicos", como falou o presidente do Botafogo? É uma tremenda inversão de valores, permitida pelo governo e que será financiada pela população, principalmente de baixa renda, que continuará pagando com sangue suor pelo pão e circo de cada dia.

Agora eu preciso de perguntar ao Bebeto de Freitas, presidente do Bota, o que ele define como "público". Garanto que para a final da taça guanabara ele espera um "governo pagante" vasto o suficiente para pagar os custos milionários da máquina administrativa ineficiente de seu clube...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home