Monday, November 12, 2007

Kátia Abreu quer crescimento a qualquer custo

A senadora Kátia Abreu lerá hoje, de acordo com a Folha, um relatório que mostra que o país cresceria mais 0.4% se a CPMF fosse abolida.

Faz sentido, e pode ser verdade, mas ela deveria mencionar também que se fecharmos a Polícia Federal, o país crescerá outro 1%.

E se demitirmos todos os fiscais da Receita Federal o PIB crescerá mais 1%.

E se acabarmos com a Previdência Social e a CLT? Bom, aí cresceríamos tanto quanto a China, e teríamos um novo bilionário a cada semana.

Todos concordamos que a carga tributária é elevada e mal-utilizada. Entretanto, uma análise responsável do problema se basearia num levantamento de quais são os piores impostos, os que são mais propensos à sonegação, que estimulam a corrupção, ou que mais facilmente são desviados.

A CPMF não está sendo debatida, não há discussão quando ninguém está disposto a ouvir. Todos já têm sua opinião formada, e ninguém parece realmente se importar com o imposto em si, mas sim com os resultados políticos que esse embate pode gerar.

Culpa, em última análise, de nós, o povo, que se deixa ser representado por deputados e senadores que só conseguem analisar um fator, e não o problema como um todo.

A diferença entre esses distintos senhores que habitam o Planalto parece estar na razão pela qual não discutem todos os fatos: há aqueles que realmente só conseguem enxergar um palmo à frente do nariz, sendo, portanto, estúpidos; há aqueles que sabem que estão ocultando parte da verdade, sendo, assim, desonestos; e dentre esses há aqueles que o fazem por interesses próprios, os corruptos caras-de-pau.

É uma pena que os candidatos que poderiam nos brindar com uma discussão séria, completa e honesta, não foram eleitos ou não aparecem na TV.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home