Wednesday, May 16, 2007

Milho mata-rato

Falando em veneno de rato, a Monsanto pode ter a solução para o problema dos chineses e suas plantações infestadas de ratos: a linhagem de milho MON863.

Essa linhagem foi especialmente desenvolvida para ajudar no combate a pragas e doenças. Ao DNA da planta foi adicionado um gene da bactéria Bacillus thuringiensis que permite à planta produzir proteínas que ajudam no combate a pragas.

Em artigo recentemente publicado em uma revista científica internacional (Archives of Environmental Contamination and Toxicology), o pesquisador Gilles-Eric S Ralini mostra que ratos que foram alimentados com o milho MON863 por 14 dias apresentaram alterações no fígado e rins, indicando que "mais estudos são necessários para provar que essa linhagem é segura para alimentação humnana". Infelizmente a notícia vem tarde, pois o uso dessa linhagem já havia sido aprovada na União Européia, Filipinas, Japão, Canadá, México, Austrália, China e, claro, Estados Unidos.

Espero que os defensores de uso de transgênicos no Brasil, atualmente discutindo o assunto na CTNBio, estejam cientes desse artigo.

Ah, só para esclarecer, o milho foi desenvolvido para alimentação humana, e não para matar rato. Essa característica é um bônus...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home