Wednesday, May 16, 2007

Quem não tem cão...

Ao contrário de cães, vacas e cabras, os gatos estão longe de estar entre os mais antigos amigos dos humanos. Não é à tôa que quando alguém atropela um cachorro nos EUA tem obrigação de chamar a polícia e comunicar o acidente. Se for um gato, não precisa nem reduzir a velocidade. A razão é que os gatos são ainda considerados animais selvagens.

Sim, tudo bem, se acostumam muito facilmente a uma almofada e sardinhas, mas o "dono" não é nada mais que um fornecedor de comida e carinho para o felino. Se o vizinho oferecer uma almofada mais confortável, e comida mais saborosa, o gato muda de humano de estimação sem pestanejar. Duvida? Faça o teste!


Na verdade os gatos começaram a ser domesticados pelos humanos há somente cerca de 10.000 anos. Comida para os egípcios era um sério problema: dependiam da cheia do Nilo, do clima ameno entre as cheias e ainda assim, a área cultivável era muito limitada. Para complicar ainda mais a situação, tinham que disputar a colheita com os ratos. Quando descobriram que os gatos selvagens caçavam os roedores, começaram a tentar atrair os bichanos para suas comunidades. Reza a lenda que a estratégia funcionou, e os gatos passaram a fazer parte dos cultos religiosos.

Enfim, a história se repete. Hoje, na China, plantações inteiras estão sendo destruídas pelos ratos, que trazem consigo, além do apetite voraz, a possibilidade de transmissão de doenças. Seja por causa da alta temperatura, que favoreceu a multiplicação da população de ratos, ou devido à eliminação dos predadores naturais, as serpentes, a situação requer ações imediatas.

Autoridades chinesas estão divulgando mais efusivamente é o uso de gatos para controlar a infestação. 200 gatos. Na verdade, 200 gatos, 20 raposas, 20 águias e por aí vai. Esse exército de comedores de ratos tem a pequena responsabilidade de patrulhar uma área de cinco de milhões de hectares de pastagens. Para ajudá-los nessa singela tarefa, o governo chinês tem alguns helicópteros borrifando raticida em cima das plantações "em pequenas quantidades, para que só os ratos sejam afetados". Aham, sei, os ratos e os cachorros que forem alimentados com comida enlatada...

Foto: Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Cat)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home