Thursday, February 22, 2007

O que eles querem?

Financial Times diz que distribuição de renda, reforma tributária, e redução da relação divida/PIB tornam Brasil "medíocre"

Gostaria de convidá-los a fazer uma leitura crítica desse artigo do Financial Times. Ou façam como eu, leia a sinopse e o comentário que saiu no Estadão.

Nesse artigo, "mediocridade" é associada à ênfase na distribuição de renda, ao invés de crescimento econômico. Vale salientar que esses dois aspectos são admitidamente colocados como opostos!

Há também uma crítica às leis trabalhistas, que certamente "emperram" o crescimento, e também contribui para que o Brasil esteja em nível inferior aos nossos "modelos", como Rússia, China e Índia.

Outra faceta interessante é que mesmo os bons resultados são considerados como armadilhas, pois tendem a trazer uma acomodação do governo. Os exemplos citados são a diminuição da relação dívida/PIB, que provocaria "uma diluição da determinação fiscal do governo, o que tornar(ia) menos provável uma vigorosa reforma de mercado" e a intenção do governo, expressa pelo ministro Mantega, de se transformarem os impostos indiretos em um imposto sobre valor agregado, que seria um indicação de "que o governo está se tornando menos convencido de que a ortodoxia é o caminho a ser seguido".

Eu gostei do artigo, é uma dos raros momentos em que há sinceridade na discussão. Uma amostra de como os valores repassados como importantes para a população são deturpados de acordo com o orwelliano objetivo de se proteger o Capital, Nosso Senhor, de qualquer perigo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home