Friday, February 17, 2006

Corrupção endêmica I

Fica sempre a impressão de que estando fora do Brasil a imagem que se forma a respeito de meu país é completamente diferente da visão interna. Assim como é equivocada a visão dos brasileiros de que a vida nos EUA é um paraíso. Bom, isso é outro assunto, para outra hora.

Essa semana vi pena de tucano voando para todos os lados, quando saiu a última pesquisa da CNT-Sensus sobre as próximas eleições presidenciais. Muitos engoliram em seco suas afirmações de dias atrás de que Lula era um cachorro morto, e que iria pagar nas urnas por seus pecados. Bom, parece que o Presidente terá que esperar até o chamado Divino para esse pagamento, pois ao que parece as urnas o reconsagrarão presidente do Brasil por mais quatro anos. Definitivamente, não é ideal, realmente espero ver um cenário político melhor para o nosso país, mas em um segundo mandato acredito que o governo de Lula poderá fazer ainda mais do que tem sido feito, e remover mais das feridas purulentas da política brasileira.

Esse ano já vao ser melhor. Após todo o desgaste com a crise política deflagrada por nosso herói idolatrado, salve-salve, Roberto Jefferson, diversas restrições à gastança das campanhas eleitorais serão impostas , embora a maioria dos partidos políticos, os anti-governistas, realmente gostariam de possuírem mais espaço para atacar o atual governo durante a campanha. Uma grande conquista, portanto.

A Lei é inútil, entretanto, se a população não se conscientizar de seu papel de fiscalizador. Foram proibidos os cartazes, a propaganda comprada em Jornais e revistas, os Showmícios e a altura (sic) dos detestáveis carros de som foi limtiada. Realmente, a lei diz, ao que parece, altura dos carros de som, imaginem só! Mas na vaerdade deve estabelecer um limite de potência sonora. Também, estavam querendo o quê? A maioria dos nossos deputados sequer entendem as leis, deveriam entender algo de física ou mesmo de português?

Enfim, não importa quem seja o candidato, é imprescindível que a população seja severa em sua escolha e não aceite que a Lei Eleitoral seja violada. Esse é o ponto inicial para que o senso de respeito às Leis passe a prevalescer no nosso país, para que possamos nos livrar do estigma da corrupção endêmica que nos assola.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home