Thursday, September 23, 2010

O jeitinho brasileiro...

Retornar ao Brasil tem sido muito mais difícil que eu poderia ter imaginado. O choque de ver que o Brasil que eu idealizava não existe é muito grande. O maior desafio é redesenhar as expectativas (não esperar muito é melhor) e planos... nosso país parece viver num momento de crescimento exponencial, quem diria, do individualismo, onde as classes mais baixas vão comprando a prestações seu ingresso para a classe média, como toda a arrogância e mediocridade que o título inclui.

É difícil conviver no trânsito, é difícil fazer negócios, é difícil depender dos serviços... em tudo todos querem levar um pouco mais de vantagem que o outro, e todos acham que têm a preferência. Da mesma forma que todos acham que dirigem muito bem, o dono da casa que eu alugo se gaba de sempre fazer as coisas "muito certinhas", e me liga no final do ano perguntar se eu pretendo declarar o valor que eu pago de aluguel. "Se um declara, o outro tem que declarar também, para ficar tudo certinho".

Aterrisei dentro da instituição pública, para não ficar dúvidas de que realmente estamos falando de um GRANDE CHOQUE. Lá fica evidente que a única forma de se sobrevivier além dos 45 anos de idade é diminuir as expectativas, aceitar a falta de profissionalismo, falta de ética, falta de competência como fases passageiras da construção de alguma coisa grandiosa. E estamos todos nesse barco, onde não sabemos se devemos astear as nossas bandeiras ou não...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home