Monday, June 05, 2006

Estados laicos unidos???

Outro dia, numa conversa sobre política estadunidense, alguém supostamente menos informado perguntou se nos EUA o Estado era laico. A pergunta, que parecia óbvia, logo se mostrou intrigante. Depois de falar-se do aborto, do casamento entre homossexuais e sobre a interferência das igrejas sobre o eleitor, percebemos que, tecnicamente, não havia resposta.

A razão passa por uma lei que proíbe que instituições religiosas de indicarem candidatos de sua preferência. Caso uma igreja o faça, corre o risco de perder seus privilégios tributários. Mas há brechas na lei: em eleições bipartidárias é fácil fazer um panfleto informativo mostrando candidatos lado a lado, comparar suas opiniões a respeito de assuntos importantes (i. e. aborto, casamento entre homossexuais, pílula do dia seguinte, sexo antes do casamento) e distribuir esses cartazes para os fiéis. Tecnicamente, ninguém disse a ninguém em quem votar. Foi esse o sistema que elegeu Bush. Esqueceram de incluir nos panfletinhos suas opiniões sobre política internacional, imigração, economia...

A Igreja no Brasil agora dá mais esse passo em direção ao saudoso sistema feudal. Seguindo o modelo do norte, vão apresentar os perfis dos candidatos que se adequarem aos padrões católicos. Ao que parece, criarão um "atestado de qualidade", que estampará os santinhos dos candidatos preferidos.

http://www.uai.com.br/uai/noticias/agora/politica/240964.html

Dá para renovar as esperanças não?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home