Sunday, May 29, 2005

Opiniao de quem ja esta de saco cheio

Just a (frozen) Brazilian Guy In NY

Estou a milhares de quilometros de distancia e tenho visto de longe, talvez com outros olhos, o que esta acontecendo no Brasil. Impressionante como eu aqui e o povo la, e parece que, quando falamos de Brasil, eu e que estou na minha terra.

Aqui todos comentam como o Brasil tem conseguido se manter embora os EUA estejam caindo tanto. Comentam nos seminarios que tenho assistido (nos EUA ha seminarios sobre o Brasil), que "o sucesso do governo brasileiro em controlar o desenvolvimento e ainda mais surpreendente quando se observa que a dois anos e meio atras o dolar batia a porta dos cinco reais, hoje, esta abaixo de 2,50 mas as exportacoes brasileiras batem recorde apos recorde, o que vem sendo essencial para a estabilizacao das reservas".

Ninguem comenta que so no atual governo o salario minimo teve aumento real, ninguem comenta que finalmente conseguimos ultrapassar os cem dolares sem perder o controle da inflacao, ninguem comenta da melhoria dos indices de educacao, acesso a saude e reducao das despesas publicas. SO comentam da alta carga tributaria e dos juros, como se o atual governo tivesse comecado isso tudo.

Pior de tudo, me cansa ouvir as mesmas velhas criticas de quem esta insatisfeito, mas nunca "move o traseiro" (sim, eu concordo com ele) sequer para dar uma alternativa viavel; as mesmas pessoas que, me parecem, estariam totalmente quietas se nao estivessem sentindo a crise ocidental no proprio bolso. O espaco esta aberto para as criticas que visem realmente trazer beneficios para a nacao, mas tudo o que vemos sao criticas destrutivas, ja de olho nas proximas eleicoes.

Em meu canto, estou tambem insatisfeito, mas "povo fodido" ou a "eterna camorra", ou "eterna senzala" nao me parecem estar no caminho das discussoes.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Cara, boas observações...ponto de vista interessante o seu! Acho que estamos caminhando, mas tem muita coisa podre pra jogar fora!!!
Outra coisa, não sabia dos seminários sobre o Brasil nos EUA.
Abraço

2:56 PM  

Post a Comment

<< Home