Saturday, May 21, 2005

Juros

Pois é, estou aqui no lab, esperando minha carona para ir embora, daqui a 55 minutos. Estava lendo os jornais, mas tenho a impressão de que estão simplesmente repetindo as mesmas notícias do ano passado. Nada de novo sobre o sol, eles dizem, embora eu bem ache que estejam escondendo o jogo.

Quem tem visto a briga mundial contra a China de ve ter a mesma opinião que eu. Quem viu que os EUA aprovaram 84 bilhoes de dolares, 80 para a guerra no Iraque e 4 para outros programas, dentre eles, educação, também deve concordar comigo. Quem notou que os juros brasileiros são, disparados, os maiores do mundo, também sabe alguma coisa não é kosher nessa feijoada.

Taí uma coisa que não consigo compreender: os juros e o impacto na inflação. Por que cargas d'água precisamos manter no Brasil taxa de juros tão alta para conter a inflação e atrair investidores? Fica a impressão de que brasileiro não tem medo de juros, o que tem lá muito fundamento ou que o Brasil é realmente um monte de lixo, como disse a respeitável senhora que está acusando o respeitável artista Michael Jackson por abuso sexual.

O brasileiro está tão acostumado a trabalhar 50% para o governo, 30% para os bancos e somente 20% para si mesmo que ao ver uma redução no juros de 12 para 11,5% a.m. sai correndo para comprar um carro novo, comprometendo 60% dos 20% que lhe sobram de tudo o que produz durante o mês. Será que é isso? Nosso desespero por comprar é tão grande, talvez porque queiramos ser como os estadunidenses, que ficamos como crianças "aguadas" (será que ainda existe esse termo?): à primeira oportunidade pegamos logo a maior barra de chocolate que podemos encontrar e comemos até dormir, e acordar no dia seguinte com sérios distúrbios intestinais.

Sei não, deve ter algum fator a mais por aí, que eu não consigo enxergar. Talvez devesse perguntar a algum taxista, uma vez que, de acordo com o Armínio Fraga, são eles os que entendem de economia nesse país. O pior de tudo é que quando aumentam os juros, mais dólares entram e isso puxa o dólar ainda mais prá baixo, o que é péssimo negócio para quem recebe seu sálario em moeda fraca, ou seja, dólar, e investe em uma economia superavitária como a brasileira...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sei não viu...queria entender como você sobre essa loucura toda no meu País!

9:31 AM  

Post a Comment

<< Home