Monday, December 13, 2004

Propósito

A busca pelo significado da palavra propósito tem me tirado o sono ultimamente. A única conclusão a que cheguei foi que propósito não encerra um significado próprio. A cada circunstância aceitará uma interpertação diferente, ainda cabével.

A fim de tentar dar a essa busca uma resposta convincente, tentei relacionar a resposta à obra Divina. Tentei deixar de lado a falsa modéstia que nos tentam enfiar pela garganta e assumi que fui criado por Deus assim como um homem pode criar um computador. Esse mesmo homem pode carregar um programa específico para cada máquina, um programa que tem uma função totalmente distinta da função carregada nas outras máquinas, mas que não o torna, essencialmente, melhor.

Se você comprou o computador que está usando agora, ele pode ter vindo com programas pré-instalados, que são usados rotineiramente, ou, quem sabe, pode haver algum outro programa instalado em algum lugar escondido que vc não faz nem idéia. A partir do momento que ligou o computador pela primeira vez, esse programa pode ser apagado, destruído, distorcido... mas talvez alguma ação do usuário pode disparar o programa, quando então aquela máquina alcançará o seu propósito, designado pelo seu criador.

Minha visão dos passos recentes da humanidade me faz sofrer, ao ponto de me sentir envergonhado de pertencer à espécie humana vez ou outra. Hoje compreendo a razão pela qual a Bíblia é ainda o Livro Sagrado para as sociedades cristãs: não mudamos em nada nos últimos dois milênios. Somos os mesmos romanos que lançavam os gladiadores às arenas e os cristãos aos leões e sentenciamos, todos os dias, outros cristos a penas cruéis.

Se sou realmente obra Divina e Ele interveio diretamente em minha criação, eu acredito ter um propósito. A maneira envergonhada como me olho no espelho após ler as notícias nos jornais na internet reflete uma indicação de que isso é verdade. Todas as manhãs quando acordo e me pergunto "What was Bruno supposed to be doing about it?"afasto-me da criação Divina, pois minha visão a esse respeito é limitada pela incapacidade, inerente ao ser humano, de entender Deus.

Acredito que Deus não colocaria qualquer programa em qualquer computador, pois Ele criou computadores diferentes. Ele nos deu a chance de executar uma tarefa, por menor que seja, e carregou todos os programas que precisamos para executá-las. Se as executaremos ou não, bom, então entra o livre-arbítrio em jogo, e entra também em jogo todos os outros programas que resolvemos instalar por nossa conta, que podem tornar aquele outro "obsoleto".

O mais próximo que posso estar da obra Divina é buscar o contato comigo mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home